Remodelar e redecorar a casa de banho

Independentemente das dimensões da casa de banho, na remodelação da casa de banho deverá sempre pensar em ter uma óptima distribuição dos elementos que a compõem de modo a retirar o máximo partido das suas funcionalidades e tornar o local prático e convidativo.

Neste artigo vamos lhe mostrar algumas dicas que pode usar para a dar uma nova vida à sua casa de banho, como remodelar uma casa de banho de forma simples e económica, o que é bastante importante nos dias correntes.

Redecorar para melhor

Para dar uma nova vida à divisão pode optar por apenas mover os objectos, por vezes este tipo de alterações criam um ambiente mais acolhedor e consegue mesmo aumentar virtualmente o espaço do local. Caso opte por uma remodelação mais aprofundada visualize mentalmente a alteração antes de a fazer, pode sempre na hipótese de achar mais fácil, usar um planificador online de divisões de habitações disponiveis na internet, muito deles gratuitos e sem custos.

Pense sempre em redecorar para melhor, tenha especial atenção aos pormenores, em caso de dúvida contacte um especialista ou um decorador de interiores.

Mude de ar e visual

A forma mais simples e barata dar um novo ar à sua casa de banho é sempre os aromas e fragrâncias que podem ser entrados numa loja IKEA, “loja do chinês”  ou em qualquer centro comercial da sua zona. Nunca use diferentes fragrâncias na mesma divisão da casa, isso cria um conflito de cheiros que para os narizes mais sensíveis pode causar incomodo, use sempre a mesma fragrância, deve mudar a fragrância pelo menos de 6 em 6 meses.

Para uma mudança de visual mais drástica a pintura de paredes e prateleiras pode ser uma forma simples e económica de dar uma nova vida a esta divisão sem gastar muito o mesmo fazer uma mudança mais profunda e cara. Mas antes de por a mão na massa e pegar no pincel e na trocha é importante ter em conta algumas dicas: por exemplo, se a sua casa tem problema com a humidade uma simples pintura não chega, neste caso é preciso pedir a ajuda de um profissional que consiga perceber e resolver o motivo da humidade, os casos mais comuns são geralmente: ventilação, canalização, etc… por outro lado, as casas de banho são zonas húmidas, por isso, é preciso usar tintas anti-fungica e outros produtos apropriados para evitar futuros problemas. Por último, se o tecto for muito alto convém pintar paredes e tecto da mesma cor, para tornar o espaço mais confortável e atraente.

Verifique a canalização regularmente

É muito importante manter uma canalização a funcionar e sem pertubações ou entupimentos. Se a sua canalização já tem mais de 25 anos quando for fazer uma remodelação que envolva a mudança de azulejos da parede, caso existam, deve pensar seriamente em verificar as tubagens. Os canos antigos em ferro têm tendencia a oxidar e ganhar calcário o que mais tarde ou mais cedo cria fugas nas próprias condutas, originando assim as inundações dentro de casa. Deve ter especialmente atenção neste tipo de infrastrutura pois como estão dentro da parede, pode-se dar o caso de ter uma fuga e estragar as habitações dos seus vizinhos no caso de prédios de habitação ou escritórios.

Lembre-se também que nas casas de banho existe também a canalização exterior, aquelas torneiras e canos que ligam a canalização interior ao vaso sanitário ao bidé, a verificação regular destes tubos vai lhe poupar a dissabores futuros e evitar possiveis danos, verifique sempre se as juntas que ligam os tubos estão devidamente apertados e sem folgas.

Móveis à medida

Ninguém gosta de entrar numa casa de banho e ver uma decoração desproporcional face ao tamanho da mesma. Deverá ter em conta quando escolhe os novos móveis a medida da sua casa de banho, pois se tiver móveis grandes e uma casa de banho pequena esta configuração irá arruinar completamente a sua ida à casa de banho, tornando-se quase impossível de se circular dentro desta, o mesmo acontece com uma configuração inversa, nunca adquira móveis que não sejam adequados a uma casa de banho grande. Em caso de dúvidas sobre o tamanho ideia do móveis confirme sempre com o vendedor da loja onde comprar o produto.

Uma remodelação profunda e completamente diferente

Se dispõe de um orçamento mais confortável que lhe permite fazer gastos maiores, deverá ponderar uma remodelação mais profunda. Numa maior remodelação poderá pensar em novos móveis, mais modernos e possivelmente com uma qualidade superior aos que tem actualmente, pense sempre que a casa de banho é uma zona húmida e os móveis devem ser adaptados a este tipo de ambiente em que existe bastante humidade, logo as madeiras têm que reflectir essa necessidade.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta